Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 QUANTA Academia de Artes
 FUJITA
 FANZINEIROS
 FANZINECON
 ZINEGARDEN
 TSUNAMI
 NONA ARTE
 UNIVERSO HQ
 ZINE BRASIL
 AREIA HOSTIL
 10 PÃEZINHOS
 BRADO RETUMBANTE
 LIGA ZINE
 JEAN OKADA
 NAGADO


 
orbitalzine


As Bicicletas de Rosário

Acabei de assistir a um programa do History Chanel que me comoveu.
Trata-se do História Secreta Rosário, mais especificamente o trecho final, que fala das Bicicletas de Rosário, como relata a nota a seguir, retirada deste link: http://www.manualdoturista.com.br/extra.asp?cod=283

"A partir de 24 de março de 2001, os rosarinos começam a notar que estranhas pinturas de bicicletas, sempre negras e em tamanho real, começavam a aparecer nas paredes da cidade, sem que ninguém conhecesse seu autor ou seu significado. No total foram pintadas, sempre à noite, 350 delas. Só recentemente foi revelado o nome do responsável pela “travessura”: o artista plástico Fernando Traverso, que as criou para lembrar os 350 cidadãos rosarinos desaparecidos durante a ditadura militar. A inspiração veio da lembrança do dia em que um amigo seu, opositor do regime, deixou a bicicleta acorrentada a uma árvore ao ser capturado pelos militares e nunca mais foi visto."

As imagens são de Nicolás Pousthomis, retiradas da página: http://www.anred.org/article.php3?id_article=1603, onde pode ser lida uma matéria de Hernán Scandizzo, bem mais completa que a nota, incluindo entrevista com o artista Fernando Traverso, porém em espanhol.

T_T Que animal. Simplesmente genial.



Escrito por Elza Keiko às 21h08
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]